Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Operação contra clonagem de cartões transporte tem alvos em Londrina e Cambé

25/04/24 às 09:02 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu na tarde desta quarta-feira (24), cinco mandados de busca e apreensão na Operação Passe Livre, que investiga associação criminosa responsável por fraudes de bilhetes eletrônicos do transporte público de Ponta Grossa (crimes de estelionato e receptação). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa e cumpridas nas cidades de Ponta Grossa e Cambé, em endereços ligados a pessoas investigadas. A operação contou com o apoio da Polícia Científica e da Polícia Militar do Paraná.


As apurações tiveram início em janeiro deste ano, a partir de representação apresentada ao Gaeco pela empresa responsável pela concessão do serviço público, que relatou estar sendo vítima de fraudes. A partir disso, o Gaeco identificou um esquema de clonagem de cartões transporte que ocorreria, pelo menos, desde 2021, e que já teria resultado em um prejuízo superior a R$ 500 mil à empresa e ao sistema público de transporte urbano de Ponta Grossa.


Esquema – Para a prática das fraudes, o grupo criminoso possuía tecnologia capaz de burlar os sistemas de segurança dos cartões e realizar dezenas de clones das passagens, criando créditos inexistentes que eram posteriormente distribuídos para cambistas que vendiam as passagens nos terminais urbanos. De acordo com o Gaeco, com a continuidade das apurações será verificado se os mesmos suspeitos estariam também atuando em outros municípios do estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Para amenizar aumento no preço, medida provisória permite importação de arroz

Imagem de destaque
CEASA

Mesmo com logística afetada não há falta de produtos na Ceasa de Cascavel

Imagem de destaque
FINALMENTE

Base da guarda municipal no Cascavel Velho já está em funcionamento

Imagem de destaque
RECLAMAÇÃO

Sede Alvorada: moradores reclamam da retirada do radar de velocidade


Além dos mandados de busca e apreensão, o Judiciário também determinou a proibição dos investigados de se aproximem dos terminais de transporte urbano das cidades de Ponta Grossa, Londrina e Cambé.



Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá